quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cupcake de Panetone

Porque não fazer o Natal durar mais um pouquinho...


Esse cupcake pode ajudar nessa tarefa!

Estabeleci uma meta para esse ano: criar (inventar, mudar, adaptar, etc.) doze novas receitas de cupcakes  esse foi o primeiro. Escolhi uma receita panetone primeiramente porque amo de paixão e não escondo isso de ninguém; segundo porque ter um sabor natalino em outros momentos durante o ano pode ser muito bom.

A ideia era aproveitar a grande oferta de panetones a preços muiiiiito bons que acontece depois do Natal, alguns chegam a ter descontos de mais de 50%, não dá pra perder essa não é mesmo gente. Ainda hoje, uma mês depois das festas, ainda é possível encontrar perdido algum nas gondolas por ai.

A proposta é simples, incorporar panetone a uma massa suave e deixar seu sabor aparecer, suave e reconfortante... eis que ai esta nosso cupcake!

____________________________________________________________________
Cupcake de Panetone
Inspirado daqui

Ingredientes:
200g de iogurte natural
1  xícaras (chá) de óleo (prefira canola ou girassol)
4 ovos
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
2  xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4de xícaras (chá) de uvas passas
3  xícaras (chá) de panetone em cubos pequenos

Para a cobertura de merengue suíço:
4 claras
1 xícara (chá) de açúcar

Pique o panetone em cubos, reserve. Ligue o forno a 180ºC.

Em uma tigela grande junte o óleo, o iogurte e os ovos, misture bem. Em seguida vá adicionando um sólido por vez, espere incorporar bem um para então juntar o açúcar, o trigo, o fermento, as passas e então, delicadamente, junte o panetone em cubos.

Distribua nas forminhas de papel previamente preparadas até atingir 3/4 de sua capacidade. Asse por cerca de 20/25 minutos ou até que a massa esteja cozida (faça o teste do palito) e ligeiramente dourada.

Enquanto os cupcakes esfriam vamos adiantando a cobertura: Merengue Suíço!

Em uma panela pequena misture a clara e o açúcar. Leve ao fogo em banho maria (ou em fogo baixíssimo) mexendo bem até que o açúcar derreta, tomando bastante cuidado para não deixar a clara cozinhar. Despeje essa mistura ainda quente em uma tigela grande e bata com a batedeira até que esteja firme e fria.

Encha um saco de confeitar com essa mistura e cubra os cupcakes como desejar ou use uma colher para fazer isso. Distribua sobre cada cupcake um croûton de panetone ou um cubinho fresco de panetone, ambos irão deixá-lo lindo e saboroso.

Obs.: Essa receita de merengue já é a metade da receita original, deu para cobrir os dez cupcakes que a receita rendeu e ainda sobrou bastante. Da próxima vez vou fazer só metade, ou seja, duas claras e meia xícara de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...